DE QUAL EMPRESA ESTOU COMPRANDO?

Conheça a MERCUR em

10 INICIATIVAS

para um mundo melhor

01

Somos carbono neutro

Desde 2009 monitoramos as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) gerados nas operações da Mercur e dos nosso parceiros. Mapeamos as fontes da produção ao deslocamento dos colaboradores, modificamos processos, alteramos as formas de transporte de matérias primas e dos nossos produtos até você, buscando engajar também os nossos fornecedores e revendedores nesta causa. Além dessas ações, fazemos plantio de árvores nativas a fim de compensar os impactos negativos que não puderam ser reduzidos nos processos. Em 2020, foram plantadas mais de 6 mil mudas de árvores.

02

Trabalhamos para abolir

testes em organismos vivos

Respeitamos a vida e trabalhamos para abolir os testes com organismos vivos em quaisquer etapas dos nossos processos produtivos, optando por métodos alternativos, como testes in vitro.

03

Não negociamos com mercados que não promovem a valorização da vida

A Mercur não realiza negócios e parcerias que contribuam para potencializar as operações dos seguintes mercados e práticas: tabaco, armamentos, jogos de azar, agrotóxicos, bebidas alcóolicas ou que imponham trabalho infantil, trabalho forçado ou maus-tratos aos animais. Acreditamos que esses mercados e práticas não promovem a valorização da vida.

04

Cocriamos nossos produtos

com profissionais e usuários reais

Fazer com as pessoas e não para as pessoas. Foi atuando com este conceito que deixamos de gerar demandas e passamos a atender necessidades reais. Nos espaços de cocriação identificamos e desenvolvemos soluções que melhorem a vida de todos.

05

Substituímos matérias-primas

não renováveis

Quando utilizamos insumos que não são renováveis na natureza, esse impacto pode, em maior ou menor escala, afetar as condições do mundo em que vivemos. Por isso, sempre que possível, substituímos ou reduzimos o uso desses insumos, como por exemplo: embalagens plásticas por de papelão, carga mineral das borrachas por fécula de mandioca, parafina por cera vegetal nos gizes, entre outros.

06

Reutilizamos a

água

Instalamos cisternas na fábrica, captando e armazenando água da chuva para reutilizar nas caldeiras, resfriamento de equipamentos e vasos sanitários, com o objetivo de reduzir o consumo de água potável.

07

Estamos construindo uma

usina de energia solar

Com foco em reduzir os impactos ambientais, estão sendo instalados 2652 painéis fotovoltaicos na sede insdistrial da Mercur, que serão capazes de suprir, inicialmente, 50% do consumo de energia da empresa.

08

Contribuímos para redução da

desigualdade salarial

Aplicamos percentuais de reajuste salarial conforme as faixas salarias, com benefícios maiores para quem recebe menos e menores para os que recebem mais.

09

Reduzimos as importações e

valorizamos a economia local

Sempre que possível, priorizamos a compra de matérias-primas e contratação de fornecedores locais, entendendo que, ao adquirir localmente, estamos contribuindo com o desenvolvimento da região e do país. Além disso, a redução das exportações contribui para a diminuição da pegada de carbono e impulsiona a redistribuição da riqueza local, gerando emprego e renda.

10

Outras escolhas fundamentais para atuarmos nos segmentos de Saúde e Educação


Em 2009 passamos a nos questionarmos se a forma como agíamos estava realmente ajudando as pessoas ou se deixaríamos um legado apenas de rendimento financeiro e esgotamento de recursos naturais. A partir daí que muitas das iniciativas acima nasceram, e alguns grandes marcos vem fazendo parte desse processo:


• Deixamos de produzir produtos educativos com personagens infantis que incentivam o consumo pelas crianças


• Passamos a entender e produzir recursos de tecnologias assistivas que facilitassem a vida de pessoas com deficiência ou alguma limitação


• Repensamos os processos de venda e abrimos mão de realizar qualquer tipo de publicidade infantil, deixando de realizar campanhas com imagem de crianças e estabelecendo cuidados na cocriação e desenvolvimento de produtos


• Desenvolvemos o Projeto Borracha Nativa, que adquire parte da borracha consumida em nossos produtos, das Reservas Extrativistas do Pará, contribuindo com a conservação da Floresta Amazônica e garantindo o sustento dos seus povos. Com isso, fazemos parte do Selo Origens Brasil, que identifica empresas e produtos que valorizam essas comunidades e respeitam práticas sustentáveis.


• Fazemos parte do Projeto Pescar, que proporciona aperfeiçoamento pessoal e socioprofissional a jovens entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social. A Mercur contribui com formação profissional e inserção no mercado de trabalho.


• Lançamos, em 2019, nosso primeiro produto feito com insumos 100% renováveis na natureza: a Bolsa Térmica Natural, recheada com caroços de açaí da palmeira Juçara, insumo sem aproveitamento vindo de espécie ameaçada de extinção, e tecido de algodão agroecológico, cultivado em processo orgânico, sem agrotóxicos.

Quero SABER MAIS sobre a Mercur
Quero CONHECER OS PRODUTOS da Mercur

Quer ficar por dentro das novidades da Mercur?


Inscreva-se para receber nossos conteúdos.